segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Opiniões de alguns especialistas


Torna-se importante considerar a opinião de alguns especialistas quanto à importância do brincar para o desenvolvimento da criança, evidenciando a necessidade de seu incentivo tanto no âmbito escolar pela equipe escolar com espaços, horários e condições adequadas ao sua prática bem como no próprio círculo familiar.

Vygostky (1984) define:
 
a brincadeira como criadora de uma “zona de desenvolvimento proximal”. “No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual da sua idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que é na realidade”.

 
Isso torna-se possível, uma vez que o brinquedo possibilita a criança a agir como se fosse mais  velha do que realmente é.

 Vygotsky (1984) enfatiza que:

 
ao brincar, a criança entra em contato com as regras, criando suas próprias normas e repetindo regras sociais do mundo adulto. No brinquedo, satisfazer as regras é uma fonte de prazer, por exemplo, não chupar uma bala de brinquedo que, pelas regras, é proibido comer, uma vez que foi feita com algum material não comestível. As brincadeiras que envolvem a coletivização de uma fantasia dependem da aceitação mútua das regras e procedimentos implícitos.

 
Segundo Martín-Barbero (2001) é por meio da brincadeira e das atividades lúdicas, entre seus pares que a criança comprova o seu papel de sujeito ativo, participativo e não apenas consumidores de cultura, mas também, produtores.

Diante das opiniões de alguns especialistas, o grupo percebeu o quanto é importante e necessário o brincar, seja ele realizado por meio de brincadeiras e jogos, para a constituição e formação das crianças em seus níveis sociais, emocionais, culturais, entre outros bem como para promover a socialização de uma criança com outras ou até mesmo com adultos, permitindo que a criança tome consciência de sua realidade e participe de modo ativo e efetivo.
 
 
Referências Bibliográficas:
Disponível em:
 
Disponível em:

3 comentários:

  1. A fase do brincar na infância é muito importante para o amadurecimento emocional e formação da personalidade da criança que irá se refletir na vida adulta.

    Gabriele.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a coloção das considerações desses autores para a construção do nosso blog. Permite a reflexão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.

    Beijos,

    Kalen

    ResponderExcluir