Os brinquedos apareceram com o desenvolvimento das sociedades, representando a lógica e o desenvolvimento do raciocínio. Os brinquedos representavam os frutos do entendimento da natureza pelo homem e a interação com a mesma. Nesse contexto, nasceram alguns brinquedos como o pião e os jogos de tabuleiros que eram utilizados como instrumentos de adivinhação.
Não pode-se precisar com exatidão em que época apareceram os brinquedos populares, mas pode-se notar que os brinquedos estiveram presentes em sociedades desde as mais remotas. O brinquedo popular tem grande importância para o desenvolvimento intelectual e para a coordenação motora da criança. Em sua forma artesanal, o brinquedo permite a interação da criança como seu mundo fantasioso, aproximando a mesma de seu cotidiano, ou seja, da realidade em que vivencia, promovendo o desenvolvimento de experiências com seu mundo.
Já no Brasil, os
brinquedos vieram com a família lusitana Rebelo. O senhor Manoel
Rebelo foi o pioneiro em lojas especializadas de brinquedos no
Brasil, abrindo em Jabaquara – São Paulo, uma loja que seria
grande referência no país.
Referências Bibliográficas:
Disponível em:
Disponível em:
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brinquedo
Disponível em: http://marcela-lusia.blogspot.com.br/2011/11/brinquedos-e-brincadeiras.html
Desde as sociedades mais remotas o brinquedo é um instrumento que auxilia no desenvolvimento infantil de uma forma tão natural e prazerosa.Toda criança deve ter um brinquedo por mais simples que ele possa ser.
ResponderExcluirGabriele.