A
brincadeira é uma atividade primordial para as crianças, porque a brincadeira
possibilita a interação das crianças com as outras pessoas sejam crianças ou
adultos assim como com consigo próprio. O brincar torna-se importante para o
desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social da criança. Segundo
Dornelles (2001), “O brincar proporciona a troca de pontos de vista diferentes,
ajuda a perceber como os outros o veem, auxilia a criação de interesses comuns,
uma razão para que se possa interagir com o outro”. É por meio das brincadeiras
que a criança expressa as suas vontades, interesses e desejos assim como passa
a lidar com situações novas e inesperadas, conseguindo ver e compreender o
mundo da qual está inserida. Assim pode-se dizer que brincando, as crianças
começam a entender como o mundo funciona, o que pode ou não ser feito bem como
aprende e passa a compreender regras e normas que precisam ser respeitadas e
adotadas. Segundo Ferland (2006):
Quando
brinca com os outros, experimenta a partilha, a rivalidade, a colaboração, o
afrontamento; aprende a encontrar o seu lugar no mundo, tornando-se um ser
social, aprendendo também a entrar em contato com os outros e a manter relações
com eles.
Por
meio da brincadeira, desenvolve potencialidades e aprende a respeitar, a
compartilhar, a dividir e a ser solidários e compreensivos.
Referências Bibliográficas:
Disponível em: http://www.helomartins.com.br/temas/ludicidade.html
Disponível em:
Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S2175-25912009000100012&script=sci_arttext
Disponível em: http://www.diskpark.com.br/prod_brinquedos.php (Imagem)
Disponível em:
É no brincar que a criança expressa a maneira como enxerga o mundo.Através do brincar ela vai construindo novas possibilidades para resolução de seus conflitos.
ResponderExcluirGabriele.